Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

CÂMARA APROVA INCENTIVO FISCAL PARA COMUNITÁRIAS

Abraço se destaca no IV Encontro de Jornalistas do Nordeste Projeto do deputado Leonardo Monteiro prevê dedução do Imposto de Renda para contribuintes que fizerem doações para rádios e tvs comunitárias

Projeto que tramita na Câmara dos Deputados desde 2003 foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e prevê dedução do Imposto de Renda para contribuintes que fizerem doações a emissoras de rádio e televisão comunitárias. A proposta altera a lei que instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e já havia sido aprovada pelas comissões de Educação e Cultura e de Finanças e Tributação e segue agora para o Senado. Com a mudança, o programa acolhe, além de modalidades tradicionais de cultura, como dança, teatro, música ou literatura, as emissoras comunitárias. O projeto é do deputado Leonardo Monteiro (PT-MG).

Fonte: FNDC

quinta-feira, 12 de abril de 2012

LIVRO SOBRE RÁDIOS COMUNITÁRIAS É LANÇADO NO MARANHÃO

Foi lançado nesta quarta-feira (11), pelo professor do Curso de Comunicação da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), Ed Wilson Ferreira Araújo, o livro “Rádios Comunitárias no Maranhão: história, avanços e contradições na luta pela democratização da comunicação”. O autor, que é diretor da Abraço-MA (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária do Maranhão), traz o fruto da dissertação de seu mestrado em Educação na UFMA concluído em 2004, e contemplada no plano editorial do Centro de Ciências Sociais (CCSo), juntamente com várias produções acadêmicas de professores em diversas áreas.

O livro reúne relatos da organização do movimento de rádios comunitárias, desde o ano de 1996, quando iniciaram as primeiras articulações que posteriormente levaram à criação da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) no Maranhão.

O trabalho disponibiliza informações sobre os primeiros passos da organização das emissoras (1996), registra o congresso de fundação da Abraço, em Caxias (1998), as batalhas pela legalização das emissoras, o enfrentamento da repressão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Polícia Federal em várias regiões do Maranhão.

O trabalho disponibiliza informações sobre os primeiros passos da organização das emissoras (1996), registra o congresso de fundação da Abraço, em Caxias (1998), as batalhas pela legalização das emissoras, o enfrentamento da repressão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Polícia Federal em várias regiões do Maranhão.

O autor discorreu sobre as convergências entre mídia e hegemonia (Antonio Gramisci), procurando entender o papel das rádios comunitárias como um movimento social organizado na sociedade civil. O trabalho de campo focou as emissoras na região metropolitana de São Luís.

A obra aborda também das contradições e desvios no curso do movimento, registrando o perfil das emissoras e a grade de programação, onde verificamos a prática de proselitismo político e religioso em várias emissoras.O livro, segundo o autor, é apenas uma tentativa de sistematização do trabalho de centenas de comunicadores populares espalhados pelo Maranhão, que perceberam nas rádios comunitárias uma possibilidade de alternativa de mídias no cenário de concentração dos meios eletrônicos de comunicação.

Além do lançamento feito em São Luís, dia 11, Ed Wilson pretende fazer outras apresentações da obra. A princípio estão previstos lançamentos em Caxias e Imperatriz, onde o autor foi professor do Curso de Jornalismo da UFMA, de 2007 a 2009. “A meta é fazer lançamentos em todas as cidades-sede das macro-regiões do Maranhão, para que os comunicadores populares, profissionais e estudantes de Comunicação possam ter acesso à obra”, explicou.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

LANÇAMENTO DA COLEÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO CCSO/UFMA

SÃO LUÍS - Acontece nesta quarta-feira (11) o lançamento de livros dos pesquisadores do Centro de Ciências Sociais – CCSo, às 18h, na Biblioteca do Centro. Entre os doze livros que serão lançados, cinco são de professores do Departamento de Comunicação Social. Os pesquisadores Ed Wilson Araujo, Esnel Fagundes, Joanita Mota, Larissa Leda e Vera Lúcia Rolim Salles terão suas publicações apresentadas. A cerimônia é aberta ao público e contará com a presença dos autores. As obras são frutos do Programa de Apoio à Publicação de Livros do CCSo, realizado por meio de edital que incentiva a editoração e publicação de livros, no âmbito do CCSo/UFMA.

Confira abaixo os livros que serão lançados:

- Rádios Comunitárias no Maranhão: história, avanços e contradições na luta pela democratização da comunicação – Ed Wilson Ferreira Araújo

- Os fluxos internacionais de capitais e a fragilidade fiscal da União no período de 1990/2011 – José Lúcio Silveira

- Singularidades do espaço transitório: um estudo a partir de quebradeiras de coco babaçu – João Claudino Tavares

- Concepções de Matemática do professor em formação: outro olhar sobre o fazer matemático – Raimundo S. de Castro

- Diluindo Fronteiras: hibridizações entre o real e o ficcional na narrativa da telenovela – Larissa Leda Fonseca Rocha

- Pobreza, resistência e enfrentamento no Estado do Maranhão – Lília Penha Viana Silva

- A Ciência da Informação em revista nos anos 90 no Brasil – Cláudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro

- Políticas de formação do educador no Maranhão – Cacilda Rodrigues Cavalcanti

- Hospitalidade: perspectiva de uma nova abrangência para o campo das relações públicas – Esnel José Fagundes

- Jovens imaginários de paz e televisão – Vera Lúcia Rolim Salles

- O desenvolvimento desigual da agricultura: a dinâmica do agronegócio e da agricultura familiar – Benjamin Alvino de Mesquita

- Discurso jornalístico, política e liderança no Brasil (1985-1990) – Joanita Mota de Ataide