Ouça:

sábado, 29 de março de 2014

RÁDIOS COMUNITÁRIAS REALIZAM ENCONTRO NA REGIÃO LENÇÓIS-MUNIM

A Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço MA) reúne neste final de semana, em Santo Amaro, comunicadores e comunicadoras de pelo menos 15 cidades da região Lençóis-Munim.

O encontro faz parte do calendário de atividades definido no planejamento estratégico da Abraço no Maranhão e tem o objetivo de integrar as emissoras e fortalecer a organização regional das rádios comunitárias.

A rádio Lençóis FM, coordenada por Alione Pinheiro, é a anfitriã do evento em Santo Amaro. O encontro será marcado também participação do Coletivo de Mulheres da Abraço MA, instância criada no mais recente congresso da entidade, realizado em 2013.

A participação das mulheres nas rádios comunitárias e a busca de ampliação dos espaços para debater temas específicos de gênero é um dos pontos de pauta do encontro em Santo Amaro.

A diretoria executiva da Abraço será representada pelos diretores Vivânia Gonçalves, da coordenação de Gênero e Etnia; José Maria Machado, coordenador das Secretarias Regionais; e pelo coordenador de Finanças Raimundo Pereira de Souza.

Vivânia Gonçalves e Alione Pinheiro, integrantes do Coletivo de Mulheres, destacaram no planejamento a necessidade de uma atividade que servisse como momento de articulação e integração das comunicadoras atuantes em rádios comunitárias. 

"Santo Amaro aceitou o desafio de organizar o evento e estamos esperando um público expressivo. Serão todos bem recebidos em nome do fortalecimento da Abraço no Maranhão", destacou Alione Pinheiro.

Agenda

Além do encontro na regional Lençóis-Munim, a Abraço tem previstos mais dois eventos ainda no primeiro semestre de 2014. Em maio será realizado o Encontro Regional do Baixo Parnaíba, em Chapadinha; e em junho o Encontro Regional do Sudoeste-Sul, em Balsas.

Ambos integram também o calendário de mobilização das rádios comunitárias definido no planejamento estratégico da Abraço MA.

Segundo o diretor das Secretarias Regionais, José Maria Machado, a Abraço está crescendo no Maranhão e eventos como esse ajudam a motivar os comunicadores a um maior engajamento.

O coordenador de Finanças Raimundo Pereira de Souza ressaltou a importância dos encontros regionais como forma de ampliar o leque de ações da entidade em todos os municípios do Maranhão onde houver rádios comunitárias.