Cerca de 80  comunicadores populares de 10 regiões do Maranhão participaram neste  final de semana do 4º Congresso Estadual das Rádios Comunitárias, no  auditório do Sindicato dos Bancários, em São Luís.
O evento  finalizou com a eleição da nova diretoria (foto 1) da Associação  Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) no Maranhão. Luis  Augusto Silva Nascimento, da rádio Bacanga, no Anjo da Guarda, é o novo  coordenador executivo da entidade, cargo equivalente ao de presidente.
Participam  também da nova direção executiva Raimundo Pereira de Souza (Coordenação  Financeira); Ed Wilson Ferreira Araujo (Coordenação de Formação e  Inovação Tecnológica); Sebastiana Teixeira (Coordenação de Relações  Institucionais e Internacionais); Nilton Carlos Costa Almeida  (Coordenação Jurídica e Estudos Sócio-Econômicos); Antonio Luis Assunção  (Coordenação de Organização e Mobilização); Neuton Cesar Doria Silva  (Coordenação de Comunicação e Marketing); Adilson Viana Coordenação das  Regionais); e Vanusia Gonçalves (Coordenação de Gênero e Etnia).
O  Congresso deliberou ainda pela criação do Coletivo de Mulheres (foto  2), encarregado de formular diretrizes específicas para inserir temas  relacionados a gênero na grade de programação e consolidar a  participação das mulheres na direção das associações de rádios.
A  Abraço Maranhão constituiu-se oficialmente em 1998 e funcionou até  2003, quando foi desativada. O renascimento da entidade começou a tomar  corpo nas etapas preparatórias da Conferência Nacional de Comunicação  (Confecom), realizada em dezembro de 2009.
Após a conferência,  vários comunicadores, militantes e entidades dos movimentos sociais  retomaram a mobilização para reorganizar a Abraço, culminando com o  congresso neste final de semana.
Durante o evento os delegados e  observadores dialogaram sobre a organização das emissoras, a formação  dos comunicadores populares e o marco regulatório nas Comunicações que  garanta espaço ao livre funcionamento das rádios comunitárias.
O  jornalista e advogado Josemar Pinheiro acompanhou o congresso e prestou  vários esclarecimentos sobre questões jurídicas que envolvem a  radiodifusão comunitária.
Na manhã de domingo 28, participaram do  painel sobre conjuntura e democratização da mídia o chefe do  Departamento de Comunicação da UFMA, Francisco Gonçalves da Conceição; e  o coordenador executivo da Abraço Nacional, José Sóter.
Eles  abordaram os novos cenários da Comunicação no Brasil após a Confecom,  apontando avanços e desafios na construção de esferas democráticas no  campo midiático. Francisco Gonçalves defendeu a ampliação de parcerias  entre as rádios e o curso de Comunicação da UFMA nos campi de São Luís e  Imperatriz, com o objetivo de proporcionar programas de qualificação  aos comunicadores.
José Sóter destacou a importância da inserção  das emissoras nas comunidades, traduzindo as pautas vivenciadas no  cotidiano dos bairros e pequenas cidades onde as rádios estão inseridas.  Sóter acompanhou todos os debates e ao final coordenou a eleição dos  representantes do Maranhão ao Congresso Nacional da Abraço, que será  realizado em Brasília, de 16 a 19 de dezembro.
O Maranhão será  representado por Vivânia Gonçalves Ferreira, Antonia Meneses Holanda  Reis, Maria Zilda Cantanhede, Edna Maria Alves Rodrigues, Rafaete de  Araujo, Rosilene Teixeira Batista; José Ribamar do Nascimento Silva,  Genival Rocha Silva, Alcebíades Batista Daby dos Santos, José Matias  Barros Guimarães, Cícero Julio das Neves Costa, Nilton Carlos Costa  Almeida, Helio de Almeida Rocha, Antonio Costa Silva, José Maria Machado  Coelho, Luis Pereira de Matos, João Batista da Silva Passos, Luís  Augusto Silva Nascimento, Neuton Cesar Doria Silva, Antonio Luis  Assunção. Suplentes: Izolda Padu de Alencar Diniz, Raimundo Nonato dos  Santos Lima e José de Ribamar Nobre da Silva.
O congresso definiu a composição das instâncias em 10 regiões maranhenses, com os respectivos representantes:
Alto Turi: Cícero Ferraz, Cícero Julio e Clodovir Belfort M. Junior; 
Baixo Parnaíba: Daby Santos e Matias Marcos;
Maranhão Central: Luís Pereira de Matos e Ananias Corrêa Gonçalves;
Cocais: Edna Maria Alves Rolim, Senaqueribe Santos Muniz e Izolda Badu de Alencar Diniz;
Mearim: Raimundo Nonato Santos Lima, Hélio de Almeida Rocha, José de Ribamar Nobre da Silva, Valdenir Pereira de Sousa e Lineanny de Sousa Rodrigues;
Munim-Lençóis: José Maria Machado Coelho, Maria de Jesus Nascimento da Silva, Genival Rocha Silva, Carlos de Jesus Gonçalves e Francisco José Márcio Miranda Calvet;
Sertão: Antonio Costa Silva;
Sul: João Batista Passos; Sertão: Antonio Costa Silva;
Tocantina: Antonia Meneses e Francelmir Lima de Sousa.
Na suplência da direção ficaram José Ribamar Nascimento Silva, José Martins Barros e Genival Rocha Silva. Compõem o Conselho Fiscal: Carlos de Jesus Gonçalves, Maria de Jesus do Nascimento Silva e Manoel Monteiro Alves Filho. O Conselho de Ética é formado por Helio de Almeida Rocha, Marciel Gomes de Sousa e Francisco José Márcio Miranda Calvet.
