Ouça:

quinta-feira, 31 de maio de 2012

DENÚNCIA DE ESCRAVIDÃO POR RÁDIO COMUNITÁRIA É DESTAQUE NA XII SEMANA DE COMUNICAÇÃO

SÃO LUÍS – Discutir sobre as rádios comunitárias e o seu papel junto à população é sempre um tema pertinente dentro da comunicação. Sabendo disso, a Relações Públicas Rosiane de Oliveira produziu o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, Rádio comunitária como espaço de construção de cidadania: um estudo sobre a rádio comunitária Arca FM, no contexto da rede de denúncia do trabalho escravo no Maranhão e o desmembrou no artigo Estudo da atuação do projeto Comunicar para Libertar na rede de denúncia ao trabalho escravo contemporâneo, ambos orientado pela professora do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Flávia Moura, que os inscreveu na XII Semana de Comunicação, que acontece até amanhã (1º) na UFMA.

Rosiane apresentou os trabalhos e falou como surgiu a iniciativa para a realização deles: “Há dois anos e meio eu participo do projeto Vozes da Esperança, coordenado pela professora Flávia Moura, que trabalha com a denúncia do trabalho escravo. Quando me formei, em dezembro de 2011, quis usar o tema; fiz o recorte e produzi o artigo”, afirmou a jovem.

Os trabalhos contaram com pesquisa teórica, entrevistas e pesquisa de campo. Foram ouvidos tanto os trabalhadores escravos quanto quem denunciava o crime. É aí que entra o trabalho de pesquisa com a rádio comunitária Arca (Associação de Rádios Comunitárias de Açailândia), que fez este trabalho de divulgação. Além disso, foi constatado que os moradores que ouviam a rádio tinham uma visão muito mais crítica do que quem morava na cidade, mas só ouvia as rádios comerciais.

Rosiane destacou a importância da apresentação de seus trabalhos na XII Semana de Comunicação: “A semana é um espaço muito importante de debates, no qual eu posso divulgar meu trabalho, fazer as pessoas saberem que existe trabalho escravo em Açailância e que as rádios denunciam esses problemas. Ao mesmo tempo, pude adquirir conhecimento com as várias temáticas discutidas”, explicou a Relações Públicas.

Saiba +

A XII Semana de Comunicação, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), está acontecendo no Centro de Ciências Sociais (CCSo), na Cidade Universitária, até amanhã. O evento, que acontece junto à III Semana do Audiovisual e à II Jornada de Pesquisa e Extensão em Comunicação, está reunindo profissionais, pesquisadores e acadêmicos de várias áreas, em um espaço de promoção e troca de informações no campo da Comunicação, bem como a discussão de novas possibilidades narrativas que emergem por meio do tema desta edição: Múltiplas telas: Narrativas midiáticas contemporâneas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário