Ouça:

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

ABRAÇO PRESTIGIA DEBATE COM PRESENÇA DO MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES E PROPÕE DEMANDAS

Nesta quinta (14), a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço-MA) também marcou presença, como convidada, de um importante encontro temático com o ministro André Figueiredo, no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

Na ocasião, o ministro avaliou o processo de evolução na comunicação brasileira traçando um balanço das ações que o ministério pretende realizar nos próximos meses. 

Durante a palestra, acompanhada por representantes do governo, do setor de radiodifusão, da academia e da sociedade civil, o ministro destacou que o estado receberá, até 2017, mais 29 rádios comunitárias e que o último Plano Nacional de Outorgas 2015-2016 de Radiodifusão Educativa também vai contemplar 16 municípios maranhenses com novas rádios FM com fins educativos. “Com a migração das rádios comerciais de AM para FM, 19 emissoras já realizarão a mudança neste ano. O desenvolvimento do Estado, potencializado pela democratização da comunicação, amplia os resultados das políticas públicas para a população", explicou o ministro. 

Ao final da palestra,os presentes tiveram a oportunidade de elaborar vários questionamentos e uma das mais esperadas estava em relação às rádios comunitárias. O coordenador de formação da Abraço-MA e também professor titular do departamento do curso de comunicação social da UFMA, Ed Wilson, apresentou em síntese alguns itens que o movimento de rádios comunitárias tem observado como principais dificultadores para a sobrevivência deste tipo de comunicação, em especial no território maranhense. 

Em resposta, o ministro disse que o levantamento dessa situação têm sido estudada pelo ministério e enfatizou ser necessário discutir o problema e lutar para que esta situação possa ser resolvida com a proposta de discutir inclusive com outras pastas do governo federal, a exemplo da Casa Civil e a Secom da Presidência da República, afim de promover o fortalecimento das rádios comunitárias. 

O deputado maranhense Weverton Rocha, líder da bancada federal (PDT), também se colocou a disposição para ser o intermediário nas ações que propõem analisar e acompanhar as princiais reivindicações dentro do Congresso Nacional.










Nenhum comentário:

Postar um comentário