Ouça:

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Radialistas comunitários participam do 7º Congresso da Abraço-MA


Após dois anos de pandemia de Covid-19, a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Maranhão, Abraço-MA, retoma seu grande evento estadual na sétima edição reunindo radialistas comunitários de diversas regiões do Maranhão. O último evento desta natureza ocorreu em 2017.

Durante os dias 20 e 21 de janeiro, com o tema “Comunicação para a vida: rádios comunitárias e democracia”, a programação oferecerá palestras, debates, tribuna livre, relatos de experiências sobre as emissoras comunitárias e a eleição da nova diretoria da Abraço Maranhão para o triênio 2023 – 2026. 

As atividades acontecem no Auditório do Sindicato dos Bancários, no Centro de São Luís e tem como objetivo principal dialogar sobre a situação das emissoras comunitárias, fortalecendo a organização da Abraço Maranhão e das entidades parceiras da luta pela democratização da comunicação.

“Após o resultado das últimas eleições presidenciais, com a vitória do campo democrático, há um novo cenário de otimismo para as rádios comunitárias e vamos seguir lutando no Congresso Nacional e junto ao poder executivo para melhorar as condições de funcionamento e sustentabilidade das emissoras”, avalia Ed Wilson Araújo, jornalista, professor da UFMA e atual presidente da Abraço no Maranhão. 

Cada emissora pode participar com um(a) representante com direito a voto. A inscrição custa R$50 (cinquenta reais), garantindo alimentação e hospedagem para os congressistas do continente. 

Para garantir a vaga o representante da emissora comunitária deve preencher o formulário online disponibilizado AQUI. Já o pagamento para efetivar a inscrição deve ser feito presencialmente no local onde acontece o evento.
Veja abaixo a programação do 7º Congresso da Abraço-MA:

20 de janeiro (sexta-feira)
8h às 11h – Credenciamento e recepção dos congressistas
11h – Renovação de outorga e novos editais (engenheiro Fernando Cesar Moraes e advogado Fernando Câmara)
12h – Almoço 
14h – Mesa de Abertura: Sindicato dos Bancários, MST, Agência Tambor, Abraço Maranhão, deputado federal Márcio Jerry, Movimento de Mulheres, Washington Oliveira (TCE), Luis Henrique Lula e Departamento de Comunicação Social da UFMA.
16h – Lanche
16h30 – Gestão e administração de emissoras comunitárias (Marcio Carneiro e Ramon Bezerra, professores doutores do Curso de Comunicação da UFMA)
18h – Aprovação do Regimento Interno do 7º Congresso da Abraço Maranhão
19h - Jantar

21 de janeiro (sábado)
8h – Eleição da nova diretoria da Abraço Maranhão (2023 -2026)
10h – Desafios da Comunicação no novo governo federal: Luiz Henrique Lula (dirigente do PT Nacional e participante do GT Transição Governamental), Abraço Maranhão, Agência Tambor, MST (Brasil de Fato) e Claudia Santiago (Núcleo Piratininga de Comunicação)
12h – Almoço
14h – Palestra sobre projetos culturais e rádios comunitárias, com Armando Nobre (gestor e produtor cultural, ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão)
16h – Movimentos sociais e rádios comunitárias: Abraço Maranhão, Apruma, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Urbanitários, Sindsep e Sindicato dos Ferroviários.
17h30 – Para onde vai o rádio?, com os radialistas Paulo Pelegrini (Universidade FM), Robson Junior (Difusora FM) e Marcial Lima (Mirante AM)
19h – Lançamento do livro “Vozes do Anjo: do alto-falante à Bacanga FM”
20h – Jantar e atividade cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário