Ouça:

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Curso gratuito para radialistas de emissoras comunitárias está com inscrições abertas

Começa neste próximo sábado, 24 de agosto, a oitava turma do Curso de Capacitação para Radialistas Comunitários. 

O curso é gratuito e trata-se de um Projeto de Extensão da Faculdade Estácio de Sá. A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Maranhão (Abraço-MA) é parceira do projeto, que tem o objetivo de oferecer capacitação para melhorar o desempenho dos radialistas de emissoras comunitárias.

Assim como nas edições anteriores, foram oferecidas 20 vagas. Como ainda restam poucas vagas, as inscrições foram prorrogadas até amanhã.

Para se inscrever basta enviar um e-mail para abracomaranhao@gmail.com e repassar as seguintes informações:

- nome completo

- emissora

- município

- número da carteira de identidade

- e-mail

- fone celular/WhatsApp


As aulas serão ministradas pelo radialista e professor Paulo Pellegrini, da Estácio de Sá. 

A carga horária é de 30 horas/aula. Ao longo do curso serão ministrados os seguintes conteúdos:

– Breve histórico do rádio / Noções de como funciona o rádio / Modulações / Tipos de rádio / Legislação radiofônica / Funções e atribuições da rádio comunitária / Técnicas de texto radiofônico / Técnicas de locução / Técnicas de entrada ao vivo / Organização de uma emissora / Organização de cobertura radiofônica / Radiojornalismo / Produção de boletins e matérias / Produção de entrevista e postura do entrevistador / Produção de campanhas para rádio / Produtos radiofônicos.

Serão 8 encontros presenciais de agosto a novembro/2019, em sábados alternados, das 8h às 12h, na sede da Estácio de Sá, no Canto da Fabril, em São Luís. A sala de aula é localizada no 2º piso.

Segue abaixo a relação dos inscritos até o momento:

1-Isaías Gomes Costa

2-Danilo Ramos Santos

3-Deidra Ramos Nogueira

4-José Jorge Soares

5-Carlos Augusto Ferreira da Silva

6-Carlos Magno Sousa Santos

7-Valdecy Rocha Serra

8-Gilberlandia Araújo Tavares

9-Geovana Ingrid Garcia

10-Luana Sousa Santos

11-Wesley Rodrigues

12-Ângela Cristina Pereira Brito

13-Jeovane dos Santos Ribeiro

14-Emerson Barbosa Corrêa

15-Juliany Figueredo Oliveira

16-Neiliana Vaucerly Gatinho

17-Delcy Torres

sábado, 10 de agosto de 2019

Estácio e Abraço oferecem capacitação para rádios comunitárias

Uma nova oportunidade para radialistas comunitários do Maranhão! 

Já estão abertas as inscrições do Curso de Capacitação para Radialistas Comunitários 2019.2.

O curso é uma parceria entre a Faculdade Estácio e a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) no Maranhão.

Todo o curso é gratuito. Trata-se de um Projeto de Extensão da Faculdade Estácio.

As aulas acontecerão em 8 (oito) encontros presenciais de agosto a novembro/19, aos sábados, das 8h às 12h, em sábados alternados.

O início será dia 24 de agosto de 2019, na Faculdade Estácio (Diamante), em São Luís.

Inscrições

Para fazer a sua inscrição entre em contato com o diretor da Abraço Maranhão, Marcio Calvet, no fone e Whats App (98) 98124-6827.

domingo, 28 de julho de 2019

Abraço Maranhão: nota de pesar pela morte do radialista Celso Costa




A Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço) no Maranhão lamenta a perda do estimado radialista e companheiro de lutas pela democracia na comunicação, Afonso Celso Costa, de 52 anos, que faleceu na tarde de sábado (27), vítima de infarto. 

Celso Costa era diretor geral da rádio comunitária Portal dos Lençóis FM e foi também conselheiro tutelar na cidade de Apicum-Açu, no litoral ocidental do Maranhão.



Celso Costa, ao centro, com a equipe da rádio Portal dos Lençóis, durante o I Encontro da Abraço Maranhão na Região da Floresta dos Guarás.

Além de atuar como radialista e gestor da emissora Portal dos Lençóis, Celso Costa era uma liderança atuante no movimento de rádios comunitárias, se destacando nas ações em prol do fortalecimento da Abraço Maranhão. 

Como radialista e cidadão, estava sempre atento e vigilante sobre a função social do comunicador, fiscalizando e cobrando os gestores públicos e as autoridades em geral. 

A Abraço Maranhão perde um grande combatente, na cidade de Apicum-Açu silencia uma voz importante no rádio e os familiares e amigos de Celso Costa ficam na saudade diante da ausência precoce de um homem solidário, companheiro e querido. 
Celso Costa visitando a rádio web Tambor, parceira da Abraço Maranhão

Nós, da Abraço Maranhão, lamentamos profundamente a passagem de Celso Costa e nos solidarizamos com a sua família, amigos e ouvintes da rádio comunitária Portal dos Lençóis FM. 

Desejamos que o seu exemplo de vida e a prática de radialista sirvam de inspiração para outros comunicadores e comunicadoras comprometidos com os bons princípios.


Fonte: Ed Wilson

sexta-feira, 22 de março de 2019

Radialista de emissora comunitária é assassinado no interior de Pernambuco

Claudemir Nunes Silva foi alvejado por arma de fogo ao sair da Rádio Comunitária São Domingos FM, município de Santa Cruz do Capibaribe, na região agreste de Pernambuco.

Ele apresentava programas dos gêneros policial, humorístico e musical.

A Abraço (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária) divulgou nota de pesar sobre o episódio.

NOTA DE PESAR

Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço Brasil) vem por meio desta nota manifestar junto à sociedade e às mais de 5 mil emissoras comunitárias repúdio pela violência que vitimou o Radialista Claudemir Nunes Silva, 42 anos, assassinado nesta quinta-feira, dia 21 de março de 2019, quando saia da Rádio Comunitária São Domingos FM, município de Santa Cruz do Capibaribe, agreste de Pernambuco.

O aumento da violência praticada contra profissionais e veículos de comunicação social representa uma grave e intolerável ameaça à sociedade e a liberdade de expressão e democratização da comunicação que a cada dia está ameaçada.

Justiça por Claudemir Nunes, companheiro de luta. Usemos nossos microfones para clamar por justiça, paz e liberdade para comunicar.

Solidariedade aos familiares e amigos pernambucanos.

Geremias dos Santos e diretoria da Abraço-Brasil

Veja mais informações aqui

Imagem capturada neste site

segunda-feira, 11 de março de 2019

Parceria entre Estácio e Abraço Maranhão oferece curso para rádios comunitárias

Começa no próximo sábado, 16 de março, a sétima turma do curso de extensão oferecido pela faculdade Estácio, destinado aos comunicadores que atuam nas rádios comunitárias vinculadas à Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço-MA). 

O Curso de Capacitação para radialistas de emissoras comunitárias é gratuito, as aulas acontecem aos sábados, das 9h às 12h, na sede da Estácio, no Canto da Fabril, em São Luís. A sala de aula é localizada no 2º piso.

Nesta sétima turma são oferecidas 20 vagas e para se inscrever basta enviar mensagem para o WhatsApp (98) 98124 6827 (Márcio Calvet) e repassar as seguintes informações:

– nome completo

– emissora

– município

– número da carteira de identidade

– email

– fone celular/WhatsApp

Ao final do curso os participantes receberão certificados. As aulas são ministradas pelo radialista e professor da Estácio Paulo Pellegrini. A Abraço-MA é parceira do projeto, que tem o objetivo de oferecer capacitação para melhorar o desempenho dos radialistas de emissoras comunitárias.

A carga horária é de 30 horas/aula. Ao longo do curso serão ministrados os seguintes conteúdos:

– Breve histórico do rádio / Noções de como funciona o rádio / Modulações / Tipos de rádio / Legislação radiofônica / Funções e atribuições da rádio comunitária / Técnicas de texto radiofônico / Técnicas de locução / Técnicas de entrada ao vivo / Organização de uma emissora / Organização de cobertura radiofônica / Radiojornalismo / Produção de boletins e matérias / Produção de entrevista e postura do entrevistador / Produção de campanhas para rádio / Produtos radiofônicos.

Segue abaixo a relação dos inscritos:

1-GENÉSIO AZEVEDO DINIZ NETO

2-GENILSON PEREIRA LIMA

3-LEOMIR CASTRO FERREIRA

4-LUCINALDO MATOS COELHO

5-NÚBIA RIBEIRO

6-ALESSANDRA LOPES BRITO

7-MARLON MEIRELES

8-ACELINO NETO

9-NEILA LIMA CÂMARA

10-BIANCA DE JESUS SILVA

11-IZOLDA BADU DE ALENCAR DINIZ

12-CARLOS HENRIQUE RIBEIRO CHAVES

13-FRANCINALVA DE FÁTIMA SERRA

14-JURAILSON DA SILVA MARINHO

15-HELCIO DE ANDRADE SILVA

16-JOSENALDO MORAES

17-ANDRÉ GUSTAVO AMORIM SALES

18-MATEUS MEDEIROS DOS SANTOS

19-HELTON CHARLES CASTRO ABREU

20-CONCEIÇÃO DE MARIA SERRA ABREU

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Rádios comunitárias: Abraço Maranhão realiza encontro na região do Turi e Gurupi


Radialistas das emissoras comunitárias participam neste sábado, 16 de fevereiro, do I Encontro da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço) Maranhão na regional Alto Turi e Gurupi*, compreendendo 20 municípios. O evento será realizado na Câmara Municipal de Santa Luzia do Paruá, das 8h às 18 horas.

A iniciativa da Abraço visa mobilizar as emissoras e fortalecer a organização da entidade na região. Durante o evento haverá palestras sobre a atuação do movimento de rádios comunitárias no Maranhão e no Brasil, além dos temas de interesse jurídico e técnico sobre o funcionamento das emissoras diante da legislação e das novas diretrizes do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).

Haverá também uma palestra especial, em formato de videoconferência, sobre marketing digital aplicado às rádios comunitárias. A palestra será proferia por Maira Moraes Ollila, maranhense, formada em Administração e Marketing na East Central University, nos Estados Unidos.


Segundo o diretor regional da Abraço na regional Alto-Turi, Cícero Julio, diretor da rádio Difusora, localizada no bairro Josias, em Zé Doca, o encontro será uma oportunidade importante para congregar as rádios e fortalecer a organização da entidade em uma região importante do Maranhão.

Agência Tambor

Um dos assuntos em pauta durante o encontro é a parceria entre a Agência Tambor e as rádios comunitárias.

A Agência Tambor é uma ação de apoio à comunicação livre, popular, comunitária e alternativa, lançada no Maranhão, em março de 2018, a partir de uma articulação do Jornal Vias de Fato, da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço-MA), com o apoio de outras organizações sociais. A Agência Tambor tem uma Rádio Web, que pode ser acessada no site www.agenciatambor.net.br

De segunda a sexta-feira é produzido o Jornal Tambor, um radiojornal, com uma hora de duração, sempre a partir das 11h. Um dos objetivos da Agência Tambor é construir uma parceria com as rádios comunitárias para compartilhar conteúdo jornalístico e também formar uma rede de repórteres para atuar em ação colaborativa visando a produção de notícias, reportagens e entrevistas sobre temas de interesse municipal, estadual e nacional.

Programação do I Encontro da Abraço Maranhão no Alto Turi e Gurupi

8h – Apresentação dos participantes

9h – Panorama da Abraço no Maranhão e a situação das rádios comunitárias (Ed Wilson Araujo, presidente da Abraço-MA)

10h – Lanche

11h – Palestra sobre temas jurídicos e técnicos das rádios comunitárias (engenheiro Fernando Cesar Moraes e advogado Fernando Câmara)

12h – Almoço

14h – Plenária aberta para relato sobre as rádios comunitárias da região do Alto Turi

16h – Videoconferência “Redes sociais e as rádios comunitárias: ameaças ou desafios? (Maira Moraes Ollila*)

17h – Encaminhamentos

18h – Encerramento 

*A macroregião do Alto Turi e Gurupi compreende os municípios: Araguanã, Bom Jardim, Governador Newton Bello, Nova Olinda do Maranhão, Presidente Médici, Santa Luzia do Paruá, São João do Caru, Centro Novo, Centro do Guilherme, Zé Doca, Boa Vista do Gurupi, Governador Nunes Freire, Junco, Maracaçumé, Maranhãozinho, Amapá do Maranhão, Candido Mendes, Carutapera, Godofredo Viana e Luis Domingues.

domingo, 20 de janeiro de 2019

Abraço mobiliza rádios comunitárias na região da Floresta dos Guarás


Dirigentes e radialistas das emissoras comunitárias Portal dos Lençóis (Apicum-Açu), Bacuri FM (Bacuri), Mocidade FM (Serrano), Alvorada FM (Cururupu), Porto Rico FM (Porto Rico) e Rio Uru FM (Mirinzal) participaram do I Encontro da Região Baixada Litoral, na área também conhecida como Floresta dos Guarás.

O evento foi realizado em Bacuri, na Escola Estadual Cristino Pimenta, sob a coordenação da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço) no Maranhão.

Durante o evento houve palestra sobre o papel da Abraço no processo de organização das emissoras comunitárias e temas relacionados à burocracia jurídica e tecnológica exigidos para a regularização das rádios.

Pela direção da Abraço Maranhão participaram o presidente Ed Wilson Araújo e o diretor da Coordenação Jurídica e Estudos Sócio-Econômicos, Fernando Cesar Moraes de Jesus. O consultor jurídico, advogado Fernando Câmara, orientou os dirigentes sobre a legislação pertinente ao serviço de radiodifusão comunitária.

A participação das mulheres nas rádios comunitárias teve um momento especial em que as radialistas falaram sobre os desafios e as qualidades das mulheres como produtoras, apresentadoras e gestoras das emissoras.

Ao longo do dia os participantes expuseram a situação de cada emissora, informaram o perfil da grade de programação, levantaram as conquistas e dificuldades vivenciadas no dia a dia e tiraram dúvidas sobre aspectos jurídicos e técnicos.

No final do encontro a delegação da Abraço Maranhão visitou várias emissoras da região, fazendo registros fotográficos para divulgar as rádios e verificar de perto a situação dos equipamentos e o desempenho dos apresentadores.

Segundo a avaliação geral dos participantes, o encontro serviu para conhecer melhor a Abraço e entender de forma detalhada a burocracia jurídica e técnica que rege as emissoras.

Agência Tambor

O encontro serviu também para divulgar a Agência Tambor e Rádio Web Tambor como parceiras das rádios comunitárias. Criada em março de 2018, a rádio produz e distribui de segunda-feira a sexta-feira o Jornal Tambor, veiculado na internet, das 11h às 12h, com a participação de um(a) entrevistado(a).

Todo o conteúdo do Jornal Tambor é disponibilizado para as emissoras comunitárias, inclusive as entrevistas, sempre focadas em temas e convidados vinculados à valorização da democracia, direitos humanos, lutas do povo, esporte e cultura.

Além do jornal, apresentado ao vivo, a Agência Tambor iniciou a distribuição de notícias para as rádios comunitárias.

O próximo passo da Agência Tambor é formar uma equipe de repórteres das rádios comunitárias para enviar notícias dos municípios para serem veiculadas no Jornal Tambor.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019


Foi publicado no Diário oficial da união desta quinta feira (17), o nome do Novo Diretor do Departamento de Radiodifusão Educativa, Comunitária e de Fiscalização da Secretaria de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações – MCTIC, o Novo Diretor a partir desta quinta-feira será Marcus Vinícius Paolucci, ele que já exerceu inúmeras funções na ANATEL, sendo Assessor Técnico, Superintendente de Radiofrequências e fiscalização, entre outras funções, que o mesmo desempenhou na Agencia Nacional de Telecomunicações – ANATEL.


Paolucci substitui Inez Joffily França, que esteve à frente no cargo durante o ano de 2018.

O Departamento de Radiodifusão Educativa, Comunitária e de Fiscalização, dentre a suas atribuições o mesmo tem a missão de analisar os processos relativos à Radiodifusão Comunitária e Educativa no país, e ainda fiscalizar os veículos de radiodifusão como num todo incluindo rádio e televisão independente do modelo, quer seja educativo, comunitário, público ou comercial.

Veja abaixo a participação de Marcus Vinícius Paolucci, durante Debate sobre Radiodifusão Comunitária promovido pela Comissão Senado do Futuro, realizado no dia 22/07/2017, no Senado Federal. O evento contou com a participação de dirigentes da Abraço Brasil. 

Clique aqui para rever o Debate sobre Radiodifusão Comunitária.


Fonte: Abraço Brasil.

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Abraço realiza Encontro de Rádios Comunitárias da Região Baixada Litoral

Será realizado no dia 18 de janeiro (sexta-feira), na cidade de Bacuri, o I Encontro de Rádios Comunitárias da Região Baixada Litoral. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço) no Maranhão.

Já estão confirmadas a participação dos dirigentes das rádios dos municípios de Bacuri, Cururupu, Serrano, Mirinzal, Porto Rico, Apicum-Açu, Cedral e Turiaçu.

O evento será realizado na Escola Estadual Cristino Pimenta, em Bacuri, com início às 8 horas e término às 18 horas. Na programação haverá palestras sobre a organização das rádios comunitárias no Maranhão, temas de interesse jurídico e técnico, com a participação dos consultores da Abraço: advogado Fernando Câmara e o engenheiro eletricista Fernando Cesar Moraes.

A inscrição é gratuita e pode ser feita no local do evento, na Escola Estadual Cristino Pimenta, em Bacuri.

Os eventos regionais da Abraço Maranhão serão realizados ao longo de todo o ano de 2019.

Dia 16 de fevereiro haverá o Encontro de Rádios Comunitárias na Região do Alto Turi, em Santa Luzia do Paruá. Em março acontecerá o Encontro de Rádios Comunitárias da Região Tocantina, em Imperatriz, com a participação de estudantes e professores do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Já no mês de abril o encontro será na cidade de São Mateus, com a participação das emissoras da região do Médio Mearim.