Escrito por: Redação FNDC
Editais para abertura de novas rádios comunitárias vão incluir 315 municípios da região
A Região Nordeste vai ser contemplada com o maior número de municípios que receberão novas autorizações de rádios comunitárias até 2017. De acordo com o Plano Nacional de Outorgas (PNO) de radiodifusão comunitária lançado neste ano, editais de seleção vão ser abertos para 315 localidades nordestinas.
Entre os Estados da região, a Bahia lidera com 78 cidades contempladas pelo PNO, seguida pelo Ceará (60) e Pernambuco (38). Na sequência estão Paraíba (36), Piauí (33), Maranhão (29), Sergipe (22), Alagoas (11) e Rio Grande do Norte (8).
O PNO, que é lançado periodicamente pelo Ministério das Comunicações (MC) para planejar com mais transparência e eficiência as concessões do serviço de radiodifusão comunitária, contém o cronograma dos editais que serão publicados e quais municípios e estados serão contemplados com emissoras.
A seleção para as entidades interessadas é lançada a cada dois meses. Para definir quais municípios seriam beneficiados com novas rádios comunitárias, o ministério considerou aqueles que ainda não têm nenhuma rádio comunitária em funcionamento e também as cidades que enviaram um requerimento manifestando interesse em prestar o serviço.
No comparativo entre as regiões, o Sudeste será a segunda região com omaior número de municípios (204) a receber novas emissoras comunitárias. A região Sul terá 122 cidades contempladas, seguida da Norte, com 66, e da Centro-Oeste, com 54 municípios.
Entre os estados brasileiros, os cinco que mais ganharão rádios comunitárias são: Minas Gerais (92 municípios), São Paulo (79), Bahia (78), Rio Grande do Sul (64) e Ceará (60).
Fonte: Ministério das Comunicações
Nenhum comentário:
Postar um comentário